Por que a lágrima é salgada?

O gosto salgado da lágrima se deve à presença de diversos sais que têm por função manter o equilíbrio do organismo, diz o professor de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcelo Machado. Ele conta que os sais ajudam a manter a relação entre ácido e base do tecido e também funcionam como antissépticos – previnem contra fungos e bactérias.

"Na verdade, todo fluido corporal, como urina, suor ou sangue, possui alguns componentes essenciais, como água, sais minerais, aminoácidos e proteínas. Esses componentes permitem o tal equilíbrio, também chamado de homeostase", explica Machado.

A função da lágrima é muito importante, ressalta o professor. Ela forma uma película protetora da superfície do globo ocular. Sais, proteínas e lipídios dissolvidos em água realizam a lubrificação dos olhos, assim como a limpeza, nutrição e proteção da superfície ocular.

A cicatrização de lesões e o combate a microorganismos, como bactérias, também são função da lágrima. Assim, quando choramos – o choro é uma resposta do sistema límbico a algum tipo de sentimento ou dor – a glândula lacrimal se contrai e libera o líquido que enche nossos olhos. Às vezes, chorar pode lavar a alma, mas, sempre, limpa nossos olhos.

Redação Terra

                         http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3400358-EI8407,00.html

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s