AS PRINCIPAIS PARTES DO OLHO

As principais partes do olho humano são:

A córnea

É a parte da frente do olho, onde vemos o branco do olho e a íris. A córnea normal é transparente e esférica.

O cristalino

É uma lente gelatinosa, elástica e

convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto.

A convergência correta do cristalino faz com que a imagem de um objeto, formada na retina, fique nítida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessária, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer.

A imagem é real e invertida mas isso não temimportância já que todas as imagens também são invertidas e o cérebro se adapta a isso desde o nascimento.

Na figura esquemática ao lado, o cristalino (lente) está inicialmente ajustado para uma dada distância do objeto. Se o objeto se aproxima, a imagem perde a nitidez. Para recuperá-la o cristalino se acomoda, aumentando a convergência, isto é diminuindo a distância focal.

 

A íris

É aquela parte circular que dá a cor do olho. É opaca mas tem uma abertura central, a PUPILA, por onde entra a luz. O diâmetro da pupila varia automaticamente com a intensidade da luz ambiente: no claro ela é estreita e no escuro se dilata. Seu diâmetro pode passar de 2 mm a 8 mm, aproximadamente.

A retina

É nela que se formam as imagens das coisas que vemos. A retina é composta de células sensíveis à luz, os cones e os bastonetes. Essas células transformam a energia luminosa das imagens em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo ótico.

Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na região a retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular. Essa região, chamada de fóvea, é rica de cones, que são as células mais sensíveis à visão das cores. No resto da retina praticamente só tem bastonetes que são menos sensíveis às cores mas são mais sensíveis à baixa intensidade de luz. Na semi-obscuridade são os bastonetes que se encarregam de nossa visão: por isso se diz que à noite todos os gatos são pardos.

Na posição de onde sai o nervo ótico fica o chamado ponto cego. Nesse ponto não existem cones nem bastonetes e uma imagem que se forme sobre ele não é vista.

Se fizermos o seguinte teste, poderemos comprovar isto. Feche o olho esquerdo e, fixando a cruz com o olho direito, mova a cabeça para frente e para trás até que o círculo preto desapareça. Isso se dá quando a imagem do círculo preto cai sobre o ponto cego.

Oi pessoal,hoje eu entrei na internet em busca de um texto legal. Eu achei esse então decidi colocar ele porque achei interesante. Ele fala sobre as principais partes do olho que é a cornea, o cristianismo,o íris,e a retina. se vocês acharem interesante esse texto acessem o site:

 

 

                                              http://www.coladaweb.com/fisica/olhohumano.htm 

 

 

 

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para AS PRINCIPAIS PARTES DO OLHO

  1. Rayssa disse:

    OI Thainara o seu blog está um máximo,eu nem imaginava que meus olhos tinha tantas partes,poxa ficou muitíssimo legal seu blog, e esse texto eu achei muito legal.Eu acho que ano que vem você poderia continuar com uma perguntasobre os olhos, porque eu achoque você leva jeito para isso.Beijinhos e tchau,fui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s